Beber água

A água é muito importante para o organismo e há consequências da desidratação por isso deves conseguir alcançar diariamente a quantidade que necessitas. Vamos dar-te algumas dicas:

Evita beber refrigerantes, pois além de terem muito açúcar, diminuem a necessidade de beber água e são utilizados como alternativas.

Aromatiza a tua água com limão, canela, fruta, hortelã, entre outros, de modo a lhe acrescentares sabor.



Saber +

Não esperes pela sensação de sede para beber água, pois esta sensação já é um sinal de desidratação.

Esforça-te por distribuir a ingestão de água ao longo do dia, mesmo quando não tens sede.

Propõe desafios com os teus amigos para ver quem bebe mais água. Assim é uma forma de se incentivarem uns aos outros e tornarem esta missão mais divertida.

O nosso organismo é constituído por cerca de 65% de água, da qual ¾ se situa em órgãos como o cérebro, os rins e o fígado.

Recomenda-se o consumo diário de 1,5l a 3,0l de água de todas as fontes. As quantidades adequadas variam de pessoa para pessoa. As melhores fontes de água, são: água, infusões, leite, sumos naturais; fruta, legumes, iogurte.

O café, alguns chás e alguns refrigerantes contêm cafeína, substância estimulante cuja ingestão deve ser limitada. No caso de crianças e adolescentes o seu consumo está desaconselhado.

A água é um nutriente que se encontra dentro e fora das células, sendo essencial para qualquer tecido. Podemos sobreviver à carência de qualquer um dos nutrientes durante algum tempo, mas a carência de água é incompatível com a vida ao fim de poucos dias.

A água tem um papel direto para regular a temperatura normal do nosso corpo.