Para todas as Idades

Brincar na rua – Andar de bicicleta

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Procura espaços adequados e cumpre com as normas de segurança. Usa capacete (para evitar lesões de grande gravidade), óculos (proteção contra o pó e insetos) e luvas (protegem-te as mãos da fricção do guiador, de uma possível queda ou de um raspão numa parede. No inverno evitam que fiques com as mãos frias). Ver e ser visto é uma regra básica para se circular. Vestir roupa retrorrefletora é indispensável. Também a bicicleta deve estar equipada de iluminação à frente (luzes brancas) e atrás (luzes vermelhas). Modera a velocidade. Não uses auscultadores quando andas de bicicleta, para ouvires o que se passa à tua volta.

Brincar na rua – Andar de skate ou patins

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Procura espaços adequados e cumpre com as normas de segurança. Usa capacete (para evitar lesões de grande gravidade), cotoveleiras, joelheiras, luvas, (eventualmente protetores de pulsos) e calçado adequado.

Jogo do STOP

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Numa folha de papel, definem-se colunas com os temas que querem preencher ao longo do jogo (letra, nome, cor, fruta, marcas, objeto, país, entre outros). A última coluna, deve ser reservada para a soma dos pontos. Antes de cada partida uma pessoa, à vez, diz “Stop”, e cada participante mostra quantos dedos quiser. O número de dedos corresponde às respetivas letras do alfabeto: 1 é A, 2 é B e assim por diante. Depois de conhecida a letra, as crianças começam a preencher cada item da lista com um nome iniciado por essa letra. Quem terminar de preencher primeiro, grita “Stop” e os restantes param de escrever. Ao fim de cada partida, os pontos são somados, sendo que cada um dos itens preenchidos vale 10, mas se alguém tiver preenchido com o mesmo nome, o item passa a valer 5 pontos. Ganha quem tiver mais pontos.

Dança das Cadeiras

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Para fazer a dança das cadeiras, é necessária uma cadeira a menos do que o número de participantes. As cadeiras devem ficar dispostas em roda (costas viradas para o interior) ou viradas de costas uma para as outras em duas filas. Com o auxílio de música, as pessoas começam a correr ou a dançar em fila à volta das cadeiras até que alguém pare ou baixe o som e cada participante tente ocupar um lugar para se sentar. O participante que ficar em pé, sai do jogo e, com a sua saída, sai também uma cadeira até o fim do jogo. O último é o vencedor.

Jogo da corda – Limbo

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Duas pessoas agarram numa corda (uma em cada ponta) e as outras passam por baixo sem tocarem na corda e quem tocar na corda perde. Quem não tocou continua em jogo. Só se pode passar a corda virado de frente e inclinando o corpo para trás, sem tocar na corda. A corda vai baixando até que ninguém consiga mais passar. Ganha quem conseguir passar pela corda mais baixa sem tocar. O jogo pode ser acompanhado com música.

Jogo Saltar à Corda

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O Jogo de Saltar à Corda, pode ser disputado por vários participantes ao mesmo tempo (corda grande) ou individual (corda pequena). Numa corda relativamente grande, duas pessoas pegam nas extremidades fazendo-a balançar, em movimento circular (dando à corda). As participantes, individualmente, entram na corda e sempre saltando de acordo com o movimento da corda. Tem de se manter dentro durante o tempo previamente designado. Pela mesma forma tem de sair, sem interromper o normal andamento da corda. Perde o participante que prenda a corda, deixando por isso de rodar e, quando isso acontece, a pessoa sai do jogo, ou toma o lugar de quem dá à corda.

Jogo dos Pés Atados

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Para jogar são necessários lenços ou cordas para atar os pés dos concorrentes e um espaço aberto com um obstáculo para contornar, na ponta. Para ganhar é necessário fazer o percurso mais rapidamente que a equipa adversária. Marca-se no chão o local de partida, escolhem-se equipas de dois participantes e ata-se com um lenço o pé esquerdo ao pé direito de outro participante. Dado o sinal da partida os pares, sempre com os pés atados, devem percorrer o espaço definido, contornando o obstáculo e fazer o percurso de volta ao início. Este jogo pode também seguir o método de estafeta onde os pares seguintes partem quando chegam os colegas.

Escondidas

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Escolhe-se um determinado espaço para jogar. Depois escolhe-se uma pessoa para contar até determinado número. Enquanto essa pessoa conta de olhos fechados os outros vão-se esconder. A seguir quem contou vai procurar os restantes jogadores. A primeira pessoa a ser encontrada é o próximo ficar a contar. Se alguém, que está escondido, conseguir chegar ao sítio onde se salva e disser: Salva todos! Volta a ser a mesma pessoa a contar.

Jogo “ O que pode levar para a lua”

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Sem explicar as regras do jogo, uma pessoa questiona as restantes sobre “O que levaria para a Lua” mas a pessoa que comanda é que decide o que os jogadores podem ou não levar. Os participantes vão demorar algum tempo até perceber a regra… Quem comanda só diz que “pode levar” algo quando o nome desse objeto começar pela inicial do nome da pessoa que falou. Perde quem conseguir levar nenhum objeto. Portanto a única regra é que cada pessoa só pode levar algo cujo nome comece pela inicial do seu nome.